Notícias


Serviços on-line

Solicitação de cópias
Empréstimo entre bibliotecas
Revisão de referências bibliográficas
Sugestão para aquisição de material bibliográfico
Reserva para uso da sala multimídia
Doação de material bibliográfico


 

Home > Notícias

Assinatura de revistas pela USP

 

Prezados,

 

Diante das dúvidas, quanto a assinatura de revistas, é importante ressaltar

o histórico destas. Portanto, repasso o texto abaixo para maior entendimento.

 

 

 

Breve Histórico sobre as Assinaturas de Periódicos da DBDCQ

Julho/2016

 

A Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas (DBDCQ), em meados de 2000, assinava aproximadamente 524 títulos de periódicos das áreas de Química, Bioquímica e Ciências Farmacêuticas.

A partir de maio de 2003, foi adotada a “Política de racionalização de coleções de assinaturas” implantada pelo Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (DT-SIBi), órgão da Reitoria, responsável por alinhar as políticas das bibliotecas da USP.

Diante disso, as Bibliotecas sofreram o primeiro corte em suas assinaturas, referentes aos títulos impressos duplicados com outras unidades.

Em 2004, houve novo corte de assinaturas, desta vez, foram os títulos de periódicos que possuíam as duas formas de aquisição, impresso e online, mantendo-se apenas aqueles que estivessem no formato digital.

Em 2012, com a restrição de recursos financeiros, o Conselho Supervisor do SIBi aprovou a “Política para as Aquisições de Periódicos - assinaturas de 2012”, que consistia em:

1) manter somente as revistas em formato impresso, mediante a justificativa das comissões de biblioteca;

2) as revistas eletrônicas, mesmo não disponíveis na CAPES só poderiam ser assinadas mediante a solicitação da Comissão de Biblioteca da unidade;

3) corte de todas as revistas que já estavam disponíveis no Portal da CAPES.

Diante de todas estas políticas de redução de custos, as bibliotecas e o SIBi, têm enfrentado muitas dificuldades para manter as renovações das assinaturas. Cabe ressaltar que a DBDCQ consultou sua comunidade em todas as análises de coleções, e as decisões finais foram validadas através das Comissões de Biblioteca.

No ano passado (2015) a situação se tornou ainda mais crítica, e só foi possível a renovação das assinaturas dos periódicos nacionais Ciência Hoje e Ciência e Cultura, assim como dos semanários Veja, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo.

Neste ano ocorreu novo contingenciamento de verba, afetando novamente o acervo de periódicos da DBDCQ, pois de seus121 títulos, apenas 51 assinaturas internacionais de formatos online e online/impresso foram renovadas. E, até o momento não há previsão de repasse de verba, para o pagamento dos 70 títulos pendentes.

Para facilitar o acesso disponibilizamos na página da Biblioteca à lista atualizada dos Periódicos disponíveis para a comunidade IQ/FCF, que foram classificadas conforme a forma de acesso, a saber: CAPES; assinaturas USP e os periódicos de acesso livre no portal Scielo- Scientific Eletronic Library Online.

Para acessá-la consulte o site da Biblioteca: http://www.bcq.usp.br/, na aba Publicações Eletrônicas - Lista de Periódicos IQ/FCF.

 

Att.,

 Adriana Almeida Barreiros

Supervisor Técnico de Serviço





Veja outras notícias



» Dia da Consciência Negra

» Jornada USP - CQ

» Pinterest da Biblioteca

» Conhecendo e utilizando nossa Biblioteca

» Videoaulas EndNote Basic e Mendeley Desktop

» E-books Wiley

» Canal da Biblioteca no YouTube

» Novo procedimento para doação de livros e outros materiais à Biblioteca

» E-books Roberto DeLucia

» App de redirecionamento CAPES Periódicos

» Serviço de impressão

» Mudanças no acesso ao portal de periódicos CAPES

» Tutorial Researcher ID

» Wiki da Biblioteca do Conjunto das Químicas

» Estante de troca de livros

» Guia para localização de revistas

» Renovação de obras

» Guia para localização de livros

©2017  Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas. Todos os direitos reservados.